Desde que Michael Jackson revolucionou a forma com que eram feitas as apresentações do intervalo do Super Bowl em 1993, os shows se tornaram até mesmo mais esperados que a própria partida para muitas pessoas. E isso só se deu porque muitos dos maiores nomes da música mundial elevaram o patamar das exibições realizadas após o fim do 1º tempo do maior evento anual dos Estados Unidos, fazendo delas memoráveis para os espectadores.
Com isso, separei as cinco maiores apresentações já feitas durante a final da NFL e aproveitarei para contar um pouco sobre o porquê de cada uma delas estar na lista. Boa leitura!
5. Madonna (2012)

O show da Madonna, prestes a completar 40 anos de carreira à época, ao mesmo tempo que foi aclamado pelos fãs, também gerou muita polêmica. A produção apostou em um espetáculo ambicioso, que teve muitos dançarinos, trocas de figurino e a participações das cantoras M.I.A. e Nicki Minaj. A Rainha do Pop ainda chegou em um trono luxuoso, carregada por espartanos.
No entanto, o que mais marcou esse super show foi um polêmico gesto de uma das convidadas. Em certo momento, M.I.A. mostrou o dedo do meio no momento em que a câmera estava focando nela, o que é contra as diretrizes da NFL. Por essa razão, a liga processou a cantora por 16 milhões de dólares. Certamente, ela não deve ter se orgulhado muito disso.
4. Beyoncé (2013)

O mais recente dos shows que coloquei neste Top-5 só podia ser dela. Com direito a uma silhueta de fogo de 15 metros de altura que simulava as curvas da Pop-Star, Beyoncé levou os fãs à loucura quando trouxe ao palco Kelly Rowland e Michelle Williams, reunindo as ex-integrantes do Destiny’s Child, grupo que revelou a estrela para o mundo da música. As três ainda cantaram juntas a grande marca registrada de Beyoncé, Single Ladies.
3. Paul McCartney (2005)

O show anterior ao de Sir Paul McCartney foi um dos mais polêmicos de todos os tempos, pois Justin Timberlake acabou deixando o seio de Janet Jackson à mostra quando foi tirar uma peça de roupa da cantora. Até hoje, não se sabe se mostrar a parte íntima de Janet foi uma atitude proposital ou não.
Assim, nada melhor que trazer um Lord para colocar panos quentes em toda essa confusão. Em pouco tempo de apresentação, Paul fez de tudo: tocou piano e baixo, cantou sucessos como Live and Let Die e Drive By Car e ainda protagonizou o maior coro da história de uma apresentação de SB ao cantar Hey Jude. Uma apresentação inesquecível, que é lembrada pelo próprio McCartney como a “mais empolgante da carreira”.
2. U2 (2002)

A exibição do intervalo do Super Bowl de 2002 deve trazer um contexto emocional do americano para ser justificado como o segundo melhor de todos. O evento estava sendo realizado há menos de 5 meses do Atentado de 11 de Setembro, e portanto, o cidadão estadunidense ainda tinha uma ferida aberta com essa tragédia ainda tão recente.
Assim, ninguém melhor para tentar amenizar essa dor que o U2, sempre conhecido por seu lado humanitário. O show já começou com caráter emotivo ao tocar Beautiful Day na abertura da apresentação enquanto o nome de todas as vítimas aparecia em um telão. Ainda, o auge veio quando Bono, vocalista da banda, mostrou a bandeira dos Estados Unidos em sua jaqueta (imagem acima), que deixou os fãs enlouquecidos.
1. Prince (2007)

Por fim, digo que a melhor apresentação que um Super Bowl já viu foi a de Prince, o eterno rival de Michael Jackson. E mais uma vez, me sinto obrigado a explicar o contexto da exibição. A chuva caía em Miami naquele dia, e ao ser informado sobre o clima, Prince perguntou em resposta se “não teria como chover mais forte”. E só assim, já era possível saber o nível.
Com um show de luzes sem precedentes, o cantor engatou uma sequência de We Will Rock You, Let’s Go Crazy, Baby I’m a Star, Proud Mary, All Along the Watchtower e Best of You. Além disso, fechou o espetáculo com sua marca registrada, Purple Rain, com direito a um solo de guitarra inesquecível e acompanhado daquela chuva que havia comentado, o que abrilhantou ainda mais o evento. Simplesmente memorável.
E aí, gostou dos meus nomes? Mudaria algo na lista? Deixe nos comentários abaixo sua opinião!