Todos sabemos o impacto que um alerta de Plantão da Globo traz sobre os brasileiros. Este momento sempre assusta quem está assistindo, uma vez que ele sempre aparece quando não esperamos, acompanhada de uma vinheta amedrontadora e inesquecível, e geralmente carregando uma notícia devastadora.
O plantão pode trazer notícias de qualquer área da sociedade, como política, mundo das celebridades, tragédias e, claro, esportes. Assim, separei uma lista com cinco acontecimentos esportivos marcantes que a assustadora vinheta teve que intervir para noticiar. Vem comigo!
5. Guga campeão de Roland-Garros
Nem todos os plantões trazem más notícias, mas a totalidade deles traz sustos. Foi assim que os brasileiros se sentiram em 8 de junho de 1997, quando o Plantão Esportivo da Globo interrompeu a programação para anunciar que aquele era o melhor dia da história do tênis masculino até ali.
Gustavo Kuerten, o Guga, havia acabado de derrotar o espanhol Sergi Brugera por três sets a zero e deu ao Brasil o primeiro Grand Slam de sua história na categoria para homens. À época, o futuro membro do Hall da Fama do Tênis chocou o mundo inteiro com o primeiro de seus três títulos de Roland-Garros, pois ele não pertencia nem aos 50 melhores colocados no ranking mundial da categoria até então.
4. Sentença do Goleiro Bruno
O Caso Eliza Samudio chocou o país em 2010. Isso se dá por conta da gravidade dos crimes e pelo envolvimento de um dos melhores goleiros do país à época, Bruno Fernandes, então atleta do Flamengo. Bruno foi condenado por homicídio triplamente qualificado de Eliza e por sequestro e cárcere privado do filho Bruninho.
Assim, muitos aguardavam a sentença deste bárbaro caso. E mais uma vez, a Rede Globo utilizou o plantão para anunciar a pena, que chegou a 20 anos e 9 meses de reclusão com a somatória dos crimes:
3. Acidente da Chapecoense
Todos certamente se lembram do maior desastre esportivo e jornalístico de todos os tempos, que ocorreu na madrugada de 29 de novembro de 2016. A modesta Chapecoense havia conseguido chegar à primeira final internacional de sua história após uma incrível caminhada, e com isso, ganhou a alcunha de ‘segundo time’ por muitos torcedores de outros times.
Porém, a caminho do primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana daquele ano, que seria contra o Atlético Nacional, da Colômbia, o avião acabou caindo próximo ao aeroporto de Medellín, na Colômbia, deixando 71 mortos. Naquela madrugada, perto das 4 da manhã, o Plantão da Globo noticiou a tragédia que havia acabado de acontecer:
2. Acidente de Rubens Barrichello em Ímola
Sendo bem honesto, eu acredito que o desastre com a Chape é mais marcante que este acidente. Porém, o acidente com Rubens Barrichello ficou na segunda posição porque é o início da história que resulta no plantão esportivo mais marcante de todos os tempos, e que você certamente já deve saber qual é.
No dia 29 de abril de 1994, Rubinho perdeu o controle de seu carro em uma das mais perigosas curvas da Fórmula 1 e bateu muito forte no muro, mas felizmente, saiu do acidente com vida. Quem não teve a mesma sorte foi o austríaco Roland Ratzenberger, que um dia depois, sofreu um acidente na mesma pista de Ímola e veio a óbito.
1. A morte de Ayrton Senna
E complementando a segunda posição, no dia 1º de maio de 1994, um dia após a morte de Ratzenberger, Ayrton Senna da Silva, herói nacional e escape de alegria de muitos brasileiros, bateu na mesma curva que Rubinho e não resistiu à pancada. Ayrton transcendeu o esporte com suas vitórias, e sua morte protagonizou uma das maiores comoções coletivas que este país já pôde presenciar.
Abaixo, o anúncio do falecimento de Ayrton Senna pela TV Globo, protagonizado pelo repórter Roberto Cabrini:
E você, concorda com a minha lista? Tem algum outro plantão que te marcou no esporte? Deixe nos comentários abaixo!