Para um fã de basquete poucos eventos são mais contagiantes do que a noite do Draft. Acompanhar o começo da jornada de jovens talentos, famintos pela grandeza, é um verdadeiro privilégio para qualquer torcedor. Além disso, esse é o primeiro contato que um atleta estabelece com franquia, cidade e toda a comunidade da NBA.
No entanto, um desses jovens atletas elegíveis para o Draft de 2021 infelizmente nos deixou. Seu nome é Terrence Clarke, ala-armador de Kentucky que faleceu aos 19 anos em um acidente automobilístico, na última quinta-feira (22). Ao seu lado estava BJ Boston, companheiro de universidade e prospecto promissor, que conseguiu sobreviver ao acidente.
Filho de Osmine Clarke e Adrian Briggs, Terrence tinha três irmãos: Tatyana, Gavin e Madison. Nascido no dia 6 de setembro de 2001 em Dorchester, Massachusetts, o ala-armador cursou o Ensino Médio em Brewster Academy tendo destaque nacional.
Além das médias de 16,2 pontos, 5,1 rebotes e 3,7 assistências por jogo, foi considerado um prospecto de cinco estrelas e conseguiu uma indicação para o terceiro time colegial da conceituada Sports Illustrated.
Ainda com a Brewster, conquistou o National Prep Championship de 2019 e retornou as finais do mesmo torneio em 2020, com um recorde de 34 vitórias e apenas 3 derrotas. O bicampeonato só não veio por conta do cancelamento devido a pandemia da COVID-19.
Em seu primeiro ano de faculdade, Clarke jogou 8 jogos da NCAA (a maior liga universitária dos Estados Unidos) por Kentucky, após retornar de uma lesão no tornozelo direito. Teve médias gerais de 9.6 pontos, 2.6 rebotes e 2.0 assistências.
Com 2,01 metros de altura e 88 quilos, Clarke se destacava pelo bom uso do seu corpo, pela sua boa visão de jogo e por possuir um arremesso eficaz e em constante evolução. Todas essas características o consolidaram como uma escolha certa de segunda rodada nos mocks do próximo Draft.
Torcedores, jogadores e a comissão técnica do Boston Celtics demonstraram comoção com a perda. Terrence Clarke nunca escondeu a torcida pela franquia de sua cidade natal. O treinador Brad Stevens, após receber as notícias de Terrence, optou por não falar sobre a vitória contra o Phoenix Suns.
Posteriormente, o armador celta Kemba Walker destacou que conhecia Clarke e revelou que seus companheiros Jayson Tatum e Jaylen Brown treinaram com o jovem no passado. Vale lembrar que o Celtics possui em sua história as tristes perdas de Len Bias e Reggie Lewis — duas grandes promessas que faleceram precocemente.
Deixamos aqui nossa singela homenagem ao Terrence e os nossos sentimentos à família, aos fãs de Kentucky e à comunidade de Dorchester. Definitivamente a NBA perdeu um grande talento e o céu, em contrapartida, ganhou o brilho de uma nova estrela.