Torcedores de pouquíssimos clubes podem se gabar de ter vencido a Seleção Brasileira de Futebol em algum momento da história. Apenas Dublin (do Uruguai), Arsenal (da Inglaterra), Atlético-MG e Flamengo venceram jogos contra o Brasil. No entanto, apenas um time pode se gabar de ter sido o primeiro brasileiro a realizar esse feito, e esse posto fica com o Santa Cruz.
O jogo ocorreu no dia 10 de outubro de 1934, no antigo Campo da Avenida Malaquias, estádio do Sport Recife antes da mudança para a Ilha do Retiro, em 1937. E nesse texto, contarei como essa partida ocorreu, além de seu placar final. Boa leitura!
História
Na segunda metade do ano de 1934, o elenco da Seleção Brasileira voltava de sua participação na Copa do Mundo da Itália — caiu na primeira fase diante da Espanha, que venceu por 3 a 1 — e decidiu realizar uma série de amistosos em Recife, capital pernambucana.
Assim, fez um jogo contra cada grande time pernambucano, e venceu os três jogos. Primeiro, bateu o Sport Recife, por 5×4; em seguida, derrotou o próprio Santa, por 3×1; e por fim, atropelou o Náutico, por 8×3. No entanto, um imprevisto acabou fazendo com que esses não fossem os únicos jogos do Brasil naquela série de amistosos.
O navio que transportava a seleção passou por alguns problemas e acabou se atrasando para buscar o grupo. Assim, o Santinha se aproveitou desse atraso para propor um novo amistoso, e dessa vez, deu Santa: 3×2 para cima do Brasil de Leônidas da Silva e companhia.
Os gols da Cobra-Coral naquele dia foram de Zezé Fernandes, duas vezes, e de Sidinho. Já os gols do Brasil foram marcados por Waldemar de Brito e Patesko.

Confira a ficha técnica do jogo abaixo:
BRASIL 2 x 3 SANTA CRUZ
DATA: 10/10/1934
CIDADE: Recife
ESTÁDIO: Campo da Avenida Malaquias
BRASIL: Pedrosa; Rogério, Vicente; Ariel, Martim Silveira, Canalli; Átila, Waldemar de Brito, Leônidas da Silva, Armandinho e Patesko. Técnico: Carlito Rocha
SANTA CRUZ: Dadá; Marcionilo, João Martins; Zezé Fernandes, Furlan, Ernani; Valfrido, Lauro, Chinês, Sidinho e Estevam. Técnico: Ilo Just
GOLS: Waldemar de Brito, Patesko (Brasil); Zezé Fernandes (2), Sidinho (Santa Cruz)
Curiosidades
- O time profissional do Santa Cruz ainda venceria outra vez da Seleção Brasileira, em 7 de junho de 1972. A diferença é que a seleção era a Olímpica, formada apenas por jogadores com menos de 23 anos, mas mesmo assim contava com futuros craques, como o meia Falcão, ídolo do Internacional. A partida acabou em 1×0, com gol de Betinho.
- O Dublin venceu o Brasil por 1×0 no dia 27/01/1918, no Campo do Botafogo, com gol de Maran.
- O Arsenal venceu o Brasil, composto apenas por jogadores do Corinthians, por 2×0 no dia 16/11/1965, no Highbury Stadium, com dois gols de Sammels.
- O Atlético-MG venceu o Brasil por 2×1 no dia 03/09/1969, no Mineirão, com gols de Amauri e Dario (Atlético) e Pelé (Brasil).
- O Flamengo venceu o Brasil por 2×0 no dia 06/10/1976, no Maracanã, com gols de Paulinho e Luís Paulo.
Parabéns Eduardo pelo seu trabalho. É sempre bom saber que as postagens do meu site pode contribuir para manter a história do nosso futebol sempre viva. Sou Edvaldo Leite do site memoriasdosantacruz….Abraços
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito obrigado pelo feedback! Continue com seu trabalho para que mais histórias como esta nunca deixem de ser contadas. Seu trabalho é importante demais para a história do futebol!
CurtirCurtido por 2 pessoas