A 25° temporada da WNBA começa hoje, sexta-feira (14/05). E como essa é uma temporada especial que marca os 25 anos da maior liga de basquete feminino, teremos diversas novidades para essa comemoração.
Uma das novidades para as comemorações de 25 anos da liga é a Commissioner’s Cup, um torneio dentro da temporada regular que premiará a equipe campeã com $500mil. O torneio se assemelha aos torneios europeus e funcionará da seguinte maneira: cada jogo entre as equipes de uma mesma conferência vale pontos para a disputa final, entre 14 de maio e 11 de julho.
Os finalistas de cada conferência serão decididos com base no maior número de vitórias nos jogos selecionados para a Commissioner’s Cup, que poderá ser conferido no calendário oficial no site da WNBA. A final entre as franquias mais bem colocadas no Leste e Oeste será disputada em 12 de agosto, em Phoenix.
Outra novidade que faz parte da comemoração é um conselho que foi estabelecido, formado pelas antigas atletas pioneiras e que marcaram a história da WNBA. A função desse grupo, que será composto por Cynthia Cooper, Lisa Leslie, Lauren Jackson, Sheryl Swoopes, Teresa Weatherspoon e Lindsay Whalen, será fazer a ponte entre fãs, investidores e assessores, para lançar novas ideias que tornem a experiência de acompanhar a liga ainda melhor.
A temporada comemorativa ainda será marcada por muitas homenagens: serão eleitas as 25 melhores atletas desde 1997, conforme as contribuições deixadas para a liga em todos esses anos; e também os 25 melhores momentos, que serão escolhidos e revelados durante a segunda metade da temporada e os playoffs.
Tivemos mudanças também no calendário, esse ano a temporada terá uma pausa entre os dias 12 de julho e 11 de agosto por causa dos jogos olímpicos. Por isso, ao invés de termos os tradicionais 36 jogos de cada equipe, teremos apenas 32 partidas na temporada regular.
Como adiantamos no início do texto, hoje será dada a largada da 25º temporada da liga e teremos quatro jogos nessa 1ª rodada.
Indiana Fever x NY Liberty – 20:00 horas, horário de Brasília (League Pass)
Connecticut Sun x Atlanta Dream – 20:00, horas horário de Brasília (Twitter da WNBA)
Phoenix Mercury x Minnesota Lynx – 22:00, horas horário de Brasília (League Pass)
Dallas Wings x LA Sparks – 23:30 horas, horário de Brasília (Facebook da WNBA)
Vai ser uma primeira rodada interessante, pois no primeiro jogo da noite teremos a volta de Sabrina Ionescu pelo Liberty, jogando contra o Fever, que vem para uma reconstrução. Já entre o Sun e Dream teremos dois times praticamente equilibrados, então, provavelmente, será um jogo apertado.
Depois teremos uma brasileirinha em quadra! Damiris Dantas joga pelo Lynx contra o poderoso Mercury da incrível Diana Taurasi. E fecharemos a noite com o jogo entre o rei das pick’s do draft desse ano: Wings contra o Sparks, agora sem CP3 e Chelsea Gray.
E aí, animado para assistir? Então, prepare a pipoca e vem acompanhar conosco essa temporada de 25 anos da melhor liga de basquete feminino do planeta! Nós aqui do Forão garantimos a vocês: a WNBA nos ensina muito sobre o que é amar basquete!