O time do interior paulista conseguiu resultados expressivos ao se tornar o primeiro clube-empresa do país
Na atual temporada, o Red Bull Bragantino tem ganhado grande destaque nacional. O clube de Bragança Paulista, que em 2015 disputava a Série A2 do Campeonato Paulista, garantiu a sua primeira semifinal em competições internacionais de sua história na Copa Sul-Americana, além da impressionante quarta-colocação no Campeonato Brasileiro, até o momento.
O sucesso da equipe se deve muito por conta de sua venda para a Red Bull — empresa austríaca de energéticos — em 2019, após fusão com o Red Bull Brasil. No entanto, se engana quem pensa que esse foi o primeiro-clube empresa de sucesso no Brasil. Outra equipe do interior paulista alçou voos surpreendentes na década de 1990. Estamos falando do União São João, de Araras.
A história de uma força do interior
Fundado no ano de 1981 como Sociedade Esportiva e Recreativa Usina São João, o time de Araras teve Hermínio Ometto como o fundador. Dono da Usina São João, Ometto foi o responsável por realizar o grande sonho da cidade ararense em ter uma equipe profissional de futebol.
O sonho se tornou realidade e, em apenas 6 anos, o São João conquistou a Série A2 do Paulistão, e assim chegou à elite do futebol paulista em 1987. O sucesso se manteve no ano seguinte quando, ao empatar por 2 a 2 com o Esportivo de Minas, conquistou a Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro.

Imagem: Reprodução da Internet
Durante a campanha de seu primeiro título nacional, em 18 jogos disputados a equipe ararense teve 10 vitórias, 2 empates e 6 derrotas. Quatro anos mais tarde, em 1992, o São João realizou dois feitos importantíssimos em sua história com a promoção para a Primeira Divisão do Brasileirão e a convocação do lateral-esquerdo Roberto Carlos para a disputa do Pré-Olímpico.
Ídolo no Real Madrid e na Seleção Brasileira, o pentacampeão mundial Roberto Carlos foi revelado pela equipe ‘caipira’ em 1991 e foi vendido para o Palmeiras em 1993. Contudo, no ano seguinte, o capítulo mais importante de sua história seria escrito.
O primeiro clube-empresa do futebol brasileiro
Após o falecimento de Hermínio Ometto em 1986, o clube correu risco de fechar as portas no ano de 1994. Apesar das inaugurações do estádio Herminião em 1988, e um Centro de Treinamento em 1991, o time ararense não estava com suas ‘contas em dia’. Entretanto, uma solução surgiu com a criação da União São João S/A.
José Mário Pavan e Iko Martins – presidentes do clube na época — fizeram a compra do clube junto à Usina, sob o regimento da Lei Zico. Dessa forma, o clube passou a ser administrado como uma empresa — com direito a executivos profissionais especializados em áreas específicas de atuação.

Imagem: Reprodução da Internet
No ano de ‘estreia’ do novo União São João, a equipe foi rebaixada para a Segunda Divisão Nacional. Porém, comandados pelo técnico Lula Ferreira, a equipe ararense se sagrou campeã da Série B com uma campanha de 18 jogos, 9 vitórias, 4 empates e 5 derrotas.
Foram 28 gols marcados e 21 sofridos na sua segunda conquista nacional em 1996. De quebra, no Campeonato Paulista Sub-20 do mesmo ano, a União São João foi campeã e viria a repetir o título em 2001.
Encerramento das atividades esportivas
Após os anos dourados, o União São João não voltou a repetir o mesmo sucesso. O seu último ‘suspiro’ foi o vice-campeonato estadual em 2002 — derrotado para o Ituano em uma edição sem os ‘Quatro Grandes de São Paulo’ (São Paulo, Corinthians, Santos e Palmeiras).
Os sucessivos insucessos de suas campanhas culminaram no inédito rebaixamento a Segunda Divisão do Campeonato Paulista — apesar da nomenclatura, trata-se da quarta e última divisão estadual.
O fim das atividades esportivas ocorreu em 2015, devido uma grave crise financeira estimada em 15 milhões de reais. Em depoimento a respeito do assunto, o vice presidente Antonio Carlos Beloto afirmou:
“É um momento de muita tristeza para todos nós. Mas não tem como o clube ficar acumulando mais dívidas. Já em 2014 foi difícil, tivemos que recorrer a alguns parceiros, com alguns jogadores emprestados, e no final não conseguimos o acesso. Na verdade, desde que caímos da A1 em 2005 não conseguimos mais subir e só acumulamos dívidas. Chega um momento que você tem que parar e pensar, porque você vai continuar devendo e é melhor parar para depois tentar começar de novo.”
A última partida do União São João foi realizada no dia 20 de setembro de 2014, na derrota contra o Pirassununguense por 3 a 2, em jogo válido pela Segunda Divisão do Campeonato Estadual.
De volta ao futebol profissional?
Após 7 anos afastado do futebol profissional, os torcedores da ‘Ararinha’ tiveram nesta sexta-feira (20), um motivo para comemorar. Segundo informações do jornalista Rafael Siviero, o União São João deve retornar as competições da Federação Paulista de Futebol.
O anúncio foi realizado pela Prefeitura de Araras, que também utilizará o estádio Herminião para o projeto “Esporte para todos”, gratuito e destinado aos jovens da cidade. Segundo o prefeito Pedrinho Eliseu, o objetivo do retorno da equipe terá início com a participação na Copa São Paulo de Futebol Junior de 2022.
A expectativa é que o time profissional retorne entre março e abril do ano que vem. Além disso, o clube já está confirmado no Paulista Sub-15 e Sub-17. Fica a expectativa e a torcida para que a tradicional equipe do interior paulista possa voltar ao lugar do qual nunca deveria ter saído.