Senhoras e senhores, este é o Celta-Feira! Em todas as próximas sextas-feiras, teremos um texto novo falando sobre conteúdo histórico relacionado ao Boston Celtics.
E no texto de estreia, trago o surgimento de um dos cânticos mais comuns dos esportes americanos: o Beat LA, que se tornou uma tradição quando uma franquia disputa uma série de playoffs contra as equipes mais tradicionais de Los Angeles, como o Lakers, o Dodgers e o Rams. Vem comigo para conhecer essa história!
O ano era 1982, no auge da rivalidade Celtics x Lakers. As duas franquias tinham faturado os dois últimos títulos, com LA ganhando em 80, e Boston, em 81. No entanto, havia a expectativa de que, após 13 anos, as duas franquias voltassem a disputar uma final juntos.
Naquela temporada, o Lakers esperava o vencedor da grande rivalidade do Leste à época, entre Celtics x 76ers, para saber quem seria seu adversário nas finais. Assim como no ano passado, o 76ers abriu 3×1 e cedeu o empate, levando ao jogo 7.
Na ocasião de 1981, Boston conseguiu a virada para 4×3, foi às finais, e chegou ao 14° título ao bater o Houston Rockets. Porém, a situação não se repetiu em 82, e em pleno Boston Garden, a franquia da Philadelphia venceu o jogo e avançou às finais.
Após o jogo, um pequeno grupo de fãs do Celtics deixou a rivalidade com o Sixers de lado, e começou a gritar uma mensagem clara aos jogadores de Philly: “Beat LA”. Poucos segundos depois, o ginásio inteiro estava ecoando o grito daquele pequeno grupo, em tom ensurdecedor.
E assim, aquele grito nunca mais foi esquecido, chegando a transcender a outras cidades, épocas, e até mesmo a diferentes esportes. Um canto ecoado após uma dolorosa derrota se tornou conhecido para todos os fãs de esportes americanos no planeta.
E aí, já tinha ouvido falar nessa história? Já usou esse canto em algum momento de sua vida como fã dos esportes americanos? Deixe nos comentários abaixo!