Buster Douglas: A tentativa da SEGA de superar a Nintendo

Nos anos 90, a rivalidade entre as empresas de videogames, SEGA e Nintendo, chegou ao mundo do boxe

Durante a década de 80, Mike Tyson era indiscutivelmente o melhor peso pesado do mundo. Campeão mundial pela WBC, WBA e IBF, Tyson detinha um cartel invicto de 37 vitórias em 37 lutas. Além disso, o “Iron” colecionava impressionantes 33 nocautes.

No ano de 1990, sua trigésima oitava luta contra James “Buster” Douglas foi marcada para ser um “aquecimento” para o combate o número 1 do ranking, Evander Holyfield. Embora tivesse um cartel sólido de 29-4-1 (com 19 nocautes), Douglas ocupava a sétima colocação e era um verdadeiro azarão.

No entanto, para a surpresa do ginásio em Tóquio, e do mundo inteiro, Buster conseguiu derrubar o campeão no décimo round. Mike Tyson, que nunca havia passado do sexto round até o momento, sucumbiu a contagem do árbitro.

Dessa forma, a zebra Buster Douglas deu um ponto final a invencibilidade de Tyson e, de quebra, faturou o título de campeão mundial dos pesos pesados no Japão.

Uma oportunidade de ouro para a SEGA

Foto: Reprodução/SEGA

Paralelamente, o mundo dos games era dominado por duas empresas japonesas, eram elas a Nintendo, do Mario, e a SEGA, do Sonic. As duas empresas eram grandes rivais e batalhavam intensamente no mercado oriental e ocidental.

Em 1987, a Nintendo teve um grande sucesso com o jogo “Mike Tyson’s Punch-Out!!”, que se tornou um clássico dos games de luta. Esse sucesso fez com que a SEGA, logo após a vitória de Douglas no Japão, fizesse um acordo para licenciar o pugilista.

E assim nasce, em 1990, o game “James ‘Buster’ Douglas Knockout Boxing” para Mega Drive. Entretanto, o tiro saiu pela culatra. Oito meses após vencer Tyson, Buster Douglas foi nocauteado por Evander Holyfield, no terceiro round, em sua primeira defesa de cinturão.

As consequências…

Foto: Reprodução/SEGA

Imediatamente, a SEGA entrou em contato com o novo campeão e conseguiu a licença para produzir “Holyfield’s ‘Real Deal’ Boxing”, em 1992. Por outro lado, Buster Douglas não voltaria a alcançar o mesmo êxito ao longo de sua carreira nos ringues.

3 comentários em “Buster Douglas: A tentativa da SEGA de superar a Nintendo

  1. Para as grandes zebras do Boxe, sempre tem pelo menos uma explicação. Joe Louis foi nocauteado em 1936 por Max Schmelling porque estava casado há pouco tempo com a bela Marva Trotter. Então, gastou muita energia. Joe Frazier perderia de qualquer forma para George Foreman em 1973, na Jamaica, mas perdeu feio porque estava fora de forma. Basta analisar sua compleição física nas imagens das lutas de 1971, contra Ali, em duas lutas de 1972, e em 1973, contra Foreman. Frazier estava mais gordo em 1.973. Com Tyson não foi diferente. Perdeu para Douglas porque se deixou influenciar pelo clima de negligência a seu adversário. Não treinou direito. Num dos treinos foi derrubado pelo sparring.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s