O astro do Boston Celtics foi, de fato, ao banheiro na série contra o Lakers ou tudo não passa de uma lenda urbana?
Em 2008, Boston Celtics e Los Angeles Lakers voltavam a se enfrentar nas Finais da NBA, após 21 anos do último confronto. A equipe de Massachusetts se recuperava de anos pouco gloriosos e contava com um big-three formado por Kevin Garnett, Ray Allen e Paul Pierce.
A primeira partida da série ganhou contornos ainda mais dramáticos quando Pierce pisa de mal jeito, sente sua perna e ser carregado pelos jogadores até uma cadeira de rodas. O jogo estava no terceiro quarto, e o Lakers liderava por 4 pontos.
A aflição tomou conta do TD Garden até que, minutos depois, Paul Pierce retornou andando normalmente até a quadra para o delírio do público presente. Seu retorno “apoteótico” foi crucial para a vitória da equipe celta por 98 a 88.
Paul Pierce terminou a partida com 22 pontos e viria a vencer o título e o prêmio de MVP das Finais naquele ano. Porém, sua saída de quadra chama atenção até os dias de hoje. Afinal de contas, o que levou Pierce a abandonar a quadra de cadeira de rodas e retornar como se nada tivesse acontecido?
Paul Pierce foi ao banheiro?
Entre as diversas teorias, uma em especial ganhou muita popularidade na Internet. A teoria afirma que Paul teria feito cocô e precisava urgentemente ir ao banheiro. E, como não poderia deixar a quadra com essa justificativa, simulou uma lesão no joelho para sair rapidamente.
Ainda segundo a teoria, isso explicaria a energia que Pierce demonstrou ao voltar para o jogo, pois voltou “mais leve”. Dessa forma, Pierce teria tido tempo para resolver seu “problema” sem que ninguém desconfiasse disso.
Por mais absurda que possa parecer, essa foi a explicação mais utilizada por fãs de basquete ao longo do tempo até que, em 2019, o próprio Paul Pierce decidiu abrir o jogo sobre o assunto.
O que diz Paul Pierce?
Enquanto comentava uma partida na ESPN norte-americana, Pierce revelou, em tom de brincadeira, que “realmente teria ido ao banheiro”. Após sua fala, o assunto voltou repercutir e gerou piadas dos próprios colegas de transmissão.
Entretanto, em 2021, o ídolo do Celtics voltou atrás e deu outra versão para a história em podcast da Michelle Beadle, ex-companheira de emissora.
“Se você ‘cagar’ nas calças, faz sentido sentar e se mexer numa cadeira de rodas? Eu simplesmente voltaria até o vestiário e iria direto ao banheiro. Por que eu precisaria de uma cadeira de rodas se fiz cocô nas calças? Você não se senta no próprio cocô, certo? Isso não faz sentido”, declarou o ex-jogador.
Apesar dessa história peculiar, fato é que Paul Pierce está marcado na história da liga. Campeão da NBA, membro do Hall da Fama e com a camisa 34 aposentada pelo Celtics, Pierce também integra a lista dos 75 melhores jogadores da história da liga.