Por Passado NBA (@PassadoNBA)
Jerry West e Oscar Robertson tiveram uma rivalidade do calibre de Magic Johnson e Larry Bird durante toda a carreira. Desde o ensino médio espetacular, passaram a dominar os rankings da faculdade até chegarem ao topo do Draft de 1960.
Oscar Robertson foi a primeira escolha do Cincinnati Royals (atual Sacramento Kings), com médias de 30.5 pontos, 10.1 rebotes e 9.7 assistências (maior média da liga). Como resultado, venceu o prêmio de calouro do ano, apareceu no jogo das estrelas e esteve no primeiro time ideal da NBA daquela temporada.
Por outro lado, Jerry West também teve uma temporada de calouro memorável. Foi ‘draftado’ pelo Minneapolis Lakers (atual Los Angeles Lakers) na segunda escolha e também apareceu no jogo das estrelas, com médias de 17.6 pontos, 7.7 rebotes e 4.2 assistências.
Na segunda temporada, Robertson fez 41 triplos-duplos e se tornou o primeiro jogador a ter média de triplo-duplo na história da NBA, com 30.8 pontos, 12.5 rebotes e 11.4 assistências. O feito só foi igualado por Russell Westbrook na temporada 2016-17, quando Russ ganhou seu primeiro e único MVP até hoje.
Já West explodiu na sua segunda temporada, com médias de 30.8 pontos, 7.9 rebotes e 5.4 assistências por jogo. Foi sua primeira de 10 temporadas no primeiro time ideal da liga.
Leia também: Basquete, coturnos e canetas: Elgin Baylor, Oscar Robertson e os anos 1960
Considerando os playoffs, ambos sofreram com a dinastias do Boston, que venceu 10 títulos da NBA entre 1959 e 1969. Robertson participou da pós-temporada em 10 oportunidades (seis com Cincinnati e quatro em Milwaukee), chegando à final do leste com os Royals, onde perdeu para o Boston. No entanto, venceu seu primeiro e único título na temporada 1970/71 pelos Bucks, ao lado do jovem Lew Alcindor (que futuramente viria a se chamar Kareem Abdul-Jabbar).
Por outro lado, West participou de 13 pós-temporadas, com incríveis 9 finais da NBA. Apesar disso, ele conseguiu apenas um título, na temporada 1971/72. Ele foi o único MVP das finais a ser premiado apesar da derrota nas finais.
Eles se enfrentaram 87 vezes na temporada regular, com West vencendo 50 delas. Porém, ao fazer o comparativo individual nesses jogos, percebemos que Robertson pontuou mais (28.5 pontos de média contra os 27.7 pontos de média de West).
De premiações individuais, Oscar Robertson participou de 12 jogos das estrelas, venceu o prêmio de MVP de 1964, foi selecionado 9 vezes para o primeiro time ideal da NBA, com 11 seleções em times ideais no total. Além disso, foi 6 vezes líder em assistências e calouro do ano.
Jerry West foi em 14 jogos das estrelas, com 10 seleções no primeiro time ideal e 12 seleções em times ideais no total. Também foi 4 vezes para o primeiro time de defesa – e mais outra no segundo time de defesa -, além de liderar a liga em pontuação em uma temporada.
Na carreira, Big O teve médias de 25.7 pontos, 7.5 rebotes, 9.5 assistências, 1.1 roubos de bola e 0.1 tocos, já o Logo teve médias de 27 pontos, 5.8 rebotes, 6.7 assistências, 2.6 roubos e 0.7 tocos por jogo.
Ambos se aposentaram no mesmo ano e entraram no Hall da Fama juntos. Oscar Robertson e Jerry West foram o símbolo de seus times, com carreiras marcadas por disputas acirradas coletiva e individualmente, além de muitas dificuldades encontradas contra o histórico Boston Celtics liderado por Bill Russell.
Mas e aí, quem teve a melhor carreira? Quem vocês escolheriam pro time de vocês? Deixe nos comentários!
Republicou isso em REBLOGADOR.
CurtirCurtir