Robert Parish: Relembre a brilhante carreira do recordista em jogos da NBA

Por Passado NBA (@PassadoNBA)

Pivô e âncora defensiva do grande Boston Celtics dos anos 80, ao lado de Larry Bird e Kevin McHale, Robert Parish teve a camisa 00 aposentada pela franquia.

Mas como foi a carreira de um dos maiores pivôs dos anos 80 e por que muitos esquecem dele entre os maiores de todos os tempos? É o que veremos a seguir!


Conheça a carreira de Robert Parish

Robert Parish começou a carreira na NBA jogando pelo Golden State Warriors, como oitava escolha geral do Draft de 1976. Por lá, o pivô atuou em 4 temporadas, com médias de 13.8 pontos, 9.5 rebotes e 1.8 tocos por jogo.

Nos Warriors, Parish sofreu bastante pressão, visto que o time havia sido campeão em 1975 e, após sua chegada, o time teve uma queda de produção e sequer alcançou os Playoffs, entre as temporadas de 1978 e 1980.

No ano de 1980, o Boston Celtics decidiu iniciar uma reestruturação no elenco, com o segundo ano do Larry Bird e a primeira escolha do Draft. Com essa escolha e mais outra escolha de primeira rodada, a franquia adquiriu Robert Parish e a terceira escolha daquele Draft, que se tornou Kevin McHale.

E assim, a dinastia Celta começou nos anos 80. Atuando em 14 temporadas pelos Celtics, Parish venceu três títulos (1981, 1984 e 1986). Com isso, o trio passou a ser conhecido como “The Big-Three” e ficou eternizado como um dos maiores front-courts da história da NBA.

No fim de sua carreira, Robert Parish ainda jogou pelo Chicago Bulls e ganhou mais um título (1997) ao lado do grande time liderado por Michael Jordan, já com 43 anos de idade.

Estatísticas individuais, recordes e honrarias

Parish é o líder de tocos (1.703), rebotes ofensivos (3.450) e rebotes defensivos (7.601) da história do Boston Celtics. Ao longo de 14 temporadas, o pivô registrou médias de 16.5 pontos, 10 rebotes e 1.5 tocos.

Pivô extremamente versátil, e com boa velocidade, Robert era conhecido por sua ótima capacidade em converter pontos rápidos, apesar da altura. Além disso, também se destacava por um ótimo aproveitamento da linha de lance livre entre os pivôs (em torno de 70%).

Em suma, Robert Parish teve 16 participações nos Playoffs, 9 aparições no Jogo das Estrelas e esteve duas vezes no All-NBA Team. Entrou no Hall da Fama em 2003, esteve na lista de 50 melhores da liga de 1996 e na lista de 75 maiores de todos os tempos, em 2021.

Por fim, Parish também está eternizado na história da liga como o atleta com o maior número de jogos disputados. Foram impressionantes 1611 jogos, recorde que perdura até os dias de hoje.


Curtiu o texto? Aproveite e também siga o Fora no TwitterFacebook e Instagram!

Um comentário em “Robert Parish: Relembre a brilhante carreira do recordista em jogos da NBA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s