Entenda como Shaquille O’Neal ajudou a “criar” o Twitter

Nos primórdios do Twitter, o Hall da Fama Shaquille O’Neal foi uma das primeiras celebridades a popularizar a rede social


Com cerca de 186 milhões de usuários e uma receita de 5,08 bilhões de dólares, o Twitter certamente é uma das principais redes sociais do mundo, mas nem sempre foi assim. No ano de 2008, a rede ainda estava se aprimorando e o número de usuários era muito menor. No entanto, a situação começou a mudar quando as celebridades começaram a aderir o site, e entre elas, lá estava Shaquille O’Neal.

O sucesso de Shaquille O’Neal

Em 2008, Shaquille O’Neal (ou Shaq, se preferir) já estava consolidado como uma lenda na liga. Foram 4 títulos da NBA, 3 MVPs das Finais, um MVP da Temporada, 14 aparições no All-Star Game, 13 aparições no All-NBA Team e inúmeras conquistas – poderia ficar o dia inteiro citando – que falam por si só.

E se não bastasse todas as suas conquistas dentro das quadras, Shaq também era uma figura extremamente carismática e popular fora dela. Foram inúmeras aparições em filmes, algumas pontas especiais em comédias – Good Burguer (1997) e Scary Movie 4 (2006) – além de tentativas frustradas como protagonista – Kazaam (1996) e Steel (1997).

Além, é claro, do sucesso como rapper, sob o nome artístico DJ Diesel. Sua carreira musical ainda lhe rendeu quatro álbuns – sendo um de platina e um de ouro – e cerca de 1.8 milhões em cópias vendidas. Definitivamente o atleta era um sucesso com o público, e foi questão de tempo para todo o seu carisma migrar para a internet.

A descoberta acidental do Twitter

Quando jogava pelo Phoenix Suns, na temporada 2007-08, um repórter perguntou ao Shaq se ele havia dito determinada frase no Twitter. O ex-jogador não conhecia a rede social e foi pego de surpresa pelo número de impostores que possuía.

A resposta de Shaq foi imediata e, orientado pela Amy Jo Martin (ex-diretora de mídia digital do Phoenix Suns) o pivô criou a conta @THE_REAL_SHAQ. Foi dessa forma que a jornada de Shaquille O’Neal começou no Twitter.

Contudo, diferente da maioria dos atletas e figuras públicas da época, Shaq fazia questão de controlar a conta e de interagir com seus fãs. Não demorou muito para o jogador se tornar o sexto perfil mais seguido do mundo (o primeiro entre os atletas), e um dos primeiros famoso a ter sua conta verificada na rede social – o famoso selinho azul.

O que Shaq tuitava?

Os tuítes do jogador chamavam a atenção de outros usuários. Enquanto jogava, Shaq chegou a publicar, no intervalo de um jogo contra o Washington Wizards, em Washington, um “Shhhhhh” para a torcida adversária. O carisma do ex-jogador era tanto que Terry Porter, seu treinador, não fez nenhuma questão de puni-lo.

Seu trash-talk bem humorado também se estendeu das quadras para as redes sociais, e as mães de Kevin HartAshton Kutcher e de qualquer outro que interagisse, eram alvos constantes dos “elogios” de Shaq.

Da mesma forma, Shaq gostava de se auto-depreciar com constantes piadas sobre sua aparência. Quando cortou o cabelo antes de um jogo, por exemplo, afirmou estar “sexy e feio ao mesmo tempo”. Seu estilo irreverente foi conquistando o público do Twitter e a rede se tornou um divertido hobby para o jogador.

Além das brincadeiras, e tuites mostrando seu cotidiano de forma bem humorada, Shaquille O’Neal também usou o Twitter para anunciar os rumos de sua carreira. Foi nele em que anunciou sua aposentadoria após uma temporada decepcionante pelo Boston Celtics, em 2011.

Shaq continua tuitando atualmente?

Embora aposentado, Shaquille O’Neal continua fazendo uso de sua conta, que atualmente se chama @SHAQ e conta com mais de 15 milhões de seguidores. Sua frequência diminuiu, e passou a ser utilizado para divulgar seus trabalhos.

Porém, no ano de 2020, foi no Twitter em que Shaq fez o anúncio mais triste de sua vida: a morte do seu companheiro Kobe Bryant. No dia em que Kobe Bryant, sua filha Gianna Bryant e mais sete pessoas faleceram em um acidente aéreo, Shaquille escreveu:

“Não há palavras para descrever a dor que estou sentindo com esta tragédia de perder minha amiga Gigi e meu irmão Kobe Bryant. Eu amo você, e você fará falta. Minhas condolências vão para a família Bryant e as famílias dos outros passageiros a bordo. Estou me sentindo péssimo.”


Foi dessa maneira que Shaquille O’Neal se tornou a primeira grande personalidade esportiva de uma das maiores redes sociais do planeta, influenciando muitos outros atletas a seguirem seus passos no Twitter e em outras mídias sociais. A aproximação entre atleta e público mudou para sempre, e parte disso foi “culpa” do Shaq.

Curtiu o texto? Aproveite e também siga o Fora no TwitterFacebook e Instagram!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s