1970: A Década Esquecida da NBA

Em 74 anos de NBA, a década de 1970 costuma passar despercebida pelos fãs, e são muitos os motivos que justificam o esquecimento

Quando paramos para revisitar a história da NBA, diversas fases costumam ser lembradas. Os primeiros anos com o Lakers de Mikan nos anos 50, a dinastia de Bill Russell com o Boston Celtics, nos anos 60, a rivalidade entre Larry Bird e Magic Johnson nos anos 80, o reinado de Michael Jordan nos anos 90, e por aí vai. Caso não tenha percebido, uma década foi pulada nessa minirretrospectiva.

O próprio Esporte Espetacular, quando fez uma série em homenagem aos 70 anos de NBA, em 2017, pulou essa década na retrospectiva – indo direto dos anos 60 para os 80. Evidentemente, estamos falando da década de 1970, que pode ser facilmente considerada como a década mais subestimada da história da liga.

Contudo, você deve estar pensando: “ok, mas por que essa década é tão subestimada?”. Bem, são muitos os fatores esportivos, sociais e políticos que respondem essa pergunta, então para facilitar esta análise iremos por partes, começando pelo contexto histórico dos Estados Unidos na época.

A fase menos glamurosa da América

Definitivamente, a década de 1970 não foi nenhum pouco agradável para os norte-americanos. Na política, o escândalo conhecido como Caso Watergate, ocorreu quando dois repórteres do Washington PostBob Woodward e Carl Bernstein, estabeleceram as ligações entre a Casa Branca com o assalto ao Edifício Watergate — e foi um verdadeiro escândalo.

Na investigação, uma fonte desconhecida informou que Richard Nixon, até então presidente dos Estados Unidos, sabia das operações ilegais. A publicação da matéria culminou na primeira renúncia de um presidente na história do país, em 1976.

Nesta mesma década chegava ao fim a operação mais vexatória da história do exército norte-americano: a famosa Guerra do Vietnã (1955-1975). O conflito resultou na primeira derrota dos Estados Unidos, que até aquele momento vangloriava-se de seu desempenho em guerras.

Fire In Harlem
Foto: Paul Hosefros/The New York Times

Muito além de uma simples derrota, a Guerra do Vietnã expôs todas as falhas da política imperialista da Terra do Tio Sam. Os norte-americanos entraram em uma guerra que não era deles, tiveram mais de 58 mil baixas e tiraram a vida de inúmeros civis durante os conflitos. O orgulho patriótico da população foi criticamente abalado.

Socialmente o país viveu sua fase mais conturbada e se viu completamente marginalizado com o aumento da criminalidade nos centros urbanos, como retratado em diversos filmes da época (Caminhos Perigosos, Taxi Driver, entre outros). Os problemas econômicos também se agravaram com a Crise do Petróleo, em 1979. Definitivamente, os tempos dourados haviam terminado.

Anos pouco dourados para a NBA

Foto: Gene Puskar/AP Photo

No basquete, a NBA também não viveu os seus melhores dias. Embora grandes lendas tenham atuado nos anos 70, como Moses Malone, Kareem Abdul-Jabbar, Oscar Robertson, George Gervin, Pete Maravich e muitos outros, é inegável que o impacto midiático dessas estrelas não foi o mesmo de jogadores em eras distintas da liga.

A grande estrela da época, Julius Erving, jogava na ABA (grande rival da NBA). Com a concorrência da ABA, a NBA dividia espaço e o interesse do público, até as ligas se fundiram em 1976, o que resultou na vinda de Erving e da linha de três pontos para a NBA.

Ao mesmo tempo, essa fase da liga ficou marcada pelo uso de drogas, pelas brigas intensas dentro das quatro linhas, além de uma tensão racial que ainda pairava sobre o país, após uma conturbada (e histórica) década de 60.

No âmbito esportivo, esta era teve 8 franquias distintas sendo campeãs da liga, entre elas estão: 

LakersBucksKnicksCelticsWarriorsBlazers, Bullets (atual Wizards) e SuperSonics (atual Thunder).

Destas 8 franquias, 5 foram campeãs apenas nesta era. A falta de uma equipe dominante também ajuda a explicar o porquê de nenhuma desses times alcançou o mesmo holofote de equipes vitoriosas de outros períodos históricos.

O esquecimento da própria mídia

Dentre os responsáveis por este esquecimento, talvez o maior “culpado” seja a própria NBA. Os baixos índices de audiência no fim da década, até a explosão de Magic vs Bird, contribui para que a própria liga não revisite tanto esse período em compação com os demais. É como se os anos 70 fosse um “elo perdido” na história da liga.

Por isso é válido que os fãs sempre visitem essa fase “fantasma” da NBA. Afinal existiram grandes estrelas, equipes e histórias ao longo desses 10 anos, e mesmo com todas as adversidades possíveis na cultura norte-americana, não podemos deixar que a história do esporte caia no ostracismo.


Curtiu o texto? Aproveite e também siga o Fora no TwitterFacebook e Instagram!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s