Precisamos falar sobre: Victor Wembanyama

Por Eike Paes Leme

Antes de tudo, irei me apresentar e falar um pouco do que vai ser esse texto e os futuros textos com a mesma introdução “precisamos falar sobre”. Meu nome é Eike e nestes textos eu vou sempre trazer a minha visão que, na maioria das vezes, é otimista sobre algum jovem jogador, seja da NBA, prospecto internacional ou da NCAA.

Enfim, precisamos falar sobre… Victor Wembanyama.

Foto: Reprodução da Internet

Wemba ainda é um adolescente, recém completou 18 anos (04/01/04) e já é visto como o maior talento do basquete mundial pós-Zion e Luka, e pick #1 quase unânime do Draft de 2023. Mas o que ele fez para ter todo esse destaque?

Como eu disse anteriormente, Victor tem apenas 18 anos, mas já mede 2,20m de altura com 95kg e assombrosa envergadura de 2,36m. Só isso já serviria para que Victor chamasse muita a atenção das pessoas, mas foi, em 2020 após um vídeo do Wemba matando algumas bolas na cara do Gobert (3x DPOY), que os holofotes começaram a brilhar mais pro lado do menino gigante.

Pouco depois, o garoto teve mais destaque no torneio mundial sub-19 em 2021, em que teve médias de 14 pontos, 7,4 rebotes e 5,7 tocos.

Agora… porque precisamos falar mais sobre ele? Victor na última temporada pelo LDLC Asvel vem tendo média de 9,4 pontos, 5,2 rebotes e 1,8 tocos, jogando uma média de 18.4 minutos por partida. São médias muito boas para um jovem que ainda tem muito chão pra percorrer.

Na última semana (16/09 e 17/09), jogando pelo Metropolitans 92 num torneio semiprofissional, Victor teve dois jogos seguidos registrando 34 pontos, e em um deles, com um FG de 10/17 e FT de 13/13 . E na data de hoje (23/09/22), na primeira partida do campeonato francês, Victor teve a impressionante linha de 23 pontos, 10 rebotes (7 ofensivos!) e 3 tocos.

Eu gosto de dizer que o Victor é como se o Joel Embiid e o Rudy Gobert tivessem tido um filho, porque esse garoto consegue juntar o melhor dos dois jogadores: a capacidade de pontuar do Embiid, com a defesa brutal do Gobert.

Wembanyama tem tudo para ser um dos melhores pivôs da história do basquete, mas tem muito a melhorar ainda. Assistindo aos seus jogos, você consegue notar que o francês, em alguns momentos, acaba sendo mais desligado na defesa, focando mais em estar no ataque.

Por isso, seus tocos vem mais por conta de um feeling natural, juntamente com sua envergadura, do que por estar focado no jogo. Claro que são erros de um jogador novo e imaturo Wembanyama é mais inteligente que a maioria dos jogadores na mesma idade no setor defensivo.

No ataque, Victor tem um teto que realmente chega a causar calafrios, com uma combinação excelente de playmaking, capacidade de pegar alley-oops, um bom jogo de pés, e uma ótima capacidade de cavar faltas e converter os lances livres.

A jóia francesa pode chegar na liga com um impacto brutal dentro da quadra. Claro, Victor assim como a maioria dos promissores pivôs e ala-pivôs que chegam na NBA em seu primeiro ano, urge a necessidade de melhorar o seu físico, para ser mais dominante jogando de costas ao aro.

Porém, Wembanyama tem uma ponto em comum com o seu companheiro de posição recém chegado a NBA, Chet Holgrem, pois ambos apesar do físico mais “magricelo”, tem um controle corporal impressionante e suportam contato físico de caras mais pesados – Embiid e Zion, isso não foi um pedido para vocês atacarem os meninos.

Confira alguns highlights do Wemba para alegrar o seu dia:


E após tanto tempo falando sobre Victor Wembanyama, esse texto está chegando ao fim. Muito obrigado a todos que leram essa Bíblia até aqui.  E deixo minhas considerações finais sobre o Victor: no contexto certo, sendo escolhido pelo time certo, e mais importante, cuidando do físico (e tendo sorte), Wemba tem tudo para ser um dos melhores pivôs que o basquete já viu.

Curtiu o texto? Aproveite e também siga o Fora no TwitterFacebook e Instagram!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s