Com o futsal em alta nesta altura com o Campeonato da Europa e a Copa América, decidi trazer um pouco de história e contar a origem do esporte neste meu primeiro texto no Fora da Linha, por isso apertem os cintos e venham conosco nesta viagem sobre a história do futsal.
Recuemos até aos anos 30, numa altura que o Uruguai dominava o futebol, o professor de educação física argentino que vivia em Montevidéu, Juan Carlos Ceriani Gravier, da Associação Cristã de Moços, uma ramificação da Young Men’s Christian Association (YMCA), olhando para a falta de campos e para o rigor do inverno que impossibilitava as crianças de jogar na exterior, decidiu pegar o futebol e levar para dentro das quadras aproveitando as quadras de basquete, handebol e hóquei que existiam.
Como 11 jogadores era muito, ele decidiu olhar para o basquete e o handebol e “copiar” algumas regras. Juan Carlos decidiu chamar de Indoor-Foot-Ball. Além disso, como a bola de futebol não era a ideal para a quadra, pois era demasiado grande e quicava muito, o professor de educação física voltou a inovar e decidiu reduzir o tamanho da bola e subir o peso da mesma, fazendo com que o jogo recebesse a alcunha de “esporte da bola pesada”.
O Futsal no Brasil

Os anos 40 trouxeram o esporte ao Brasil, quando os professores João Lotufo e Asdrubal Monteiro regressaram a casa depois da estadia no Uruguai, onde puderam observar e se apaixonar pelo esporte e, com isso, decidiram levar para o Brasil onde se adotou a denominação de Futebol de Salão que foi um sucesso desde a primeira hora e, dai em diante, o crescimento foi enorme existindo algumas diferenças.
Desde logo o número de jogadores que variava entre os 5 e os 7, Lotufo e Monteiro eram dois estudiosos e apaixonados pelo jogo e elegeram os 5 jogadores em quadra como o melhor para o esporte e foram eles que definiram as marcações de quadra que foi uma inovação enorme na altura, mas a verdade é que em outros lugares ainda se optava pelos 7 jogadores.
Além dessa diferença ainda existiam as regras que também tinha as suas distinções entre países e zonas, isso levou a que, nos anos 50, surgisse a consolidação das regras e a criação da Federação Metropolitana de Futebol de Salão, atual Federação de Futebol de Salão do Rio de Janeiro. A criação da CBF em 1979 ajudou a unificação dos estados e ao passo final no futsal brasileiro.
Nestes mesmos anos 50, o esporte já se tinha difundido por todo o Brasil, já havia chegado à maioria dos países sul-americanos e a popularidade era cada vez maior. Este sucesso crescente deste novo esporte, leva a que começasse a surgir a emergência de uma organização sul-americana e foi o que aconteceu. Em 1969, na bela cidade de Assunção no Paraguai, surgia a Confederação Sulamericana de Futebol de Salão.
O Futsal em Portugal

A popularidade era cada vez maior, os imigrantes portugueses e espanhóis trouxeram para o “velho continente” o esporte que rapidamente cresceu muito. Em Portugal, o esporte surge no final dos anos 70, quando as pequenas coletividades pegaram nesse fenômeno e decidiram adotá-lo porque perceberam que o alto ritmo ajudava a que mais gente fosse para as bancadas e assim podiam ganhar muito dinheiro e assim foi, o sucesso foi imediato, as populações corriam para ver este novo esporte.
Apenas um ano bastou para que deixasse de ser algo sazonal para passar a ser algo a decorrer durante todo o ano, isto levou a que a Associação de Futebol de Lisboa organizasse na temporada de 1979/80, a primeira grande época de futebol de salão em Portugal com vários torneios, de vários escalões. A verdade é que não dava lucro, as despesas eram muitas e isso levou a que nos anos seguintes tudo fosse terminando.
Em 1985 ainda se tentou, mas não resultou. A verdade é que de forma amadora era um sucesso e isso levou a que surgissem em força novas organizações além de Lisboa e as primeiras apenas dedicadas ao futebol de salão e, principalmente, à primeira competição organizada a nível nacional. Em 1988, e perante este êxito, surgiu a Federação Portuguesa de Futebol de Salão (FPFS) que, no começo, ajudou a que o crescimento fosse grande, mas depois a gestão desta organização levou a que vários estados saíssem e criassem a Federação Portuguesa de Futsal (FP Futsal) e foi esta entidade que organizou o primeiro campeonato nacional na época de 1991/92.
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) também não quis ficar atrás e, em 1990, criou a Taça Nacional de Futebol de Cinco que depois deu origem ao Campeonato Nacional da 1ª divisão de Futebol de 5. Ou seja, em 1991 existiam três estruturas diferentes, com regras diferentes e que dificultavam o maior crescimento do esporte. Depois de várias tentativas, foi em 1997 que ficou selado o esquema organizativo do futsal português com a FPF no comando e logo depois em 1999/2000 foram criados os moldes que ainda hoje existem.
O Futsal Mundial

Todo este crescimento além da América do Sul fez com que não demorasse para que surgisse uma entidade internacional, no caso a FIFUSA – Federação Internacional de Futebol de Salão que é criada no ano de 1971 na cidade de São Paulo, provando que existe amor em SP. Esta FIFUSA era composta por Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Peru e Portugal.
A FIFUSA continuava a trabalhar e, em pleno ano de 1982, no Brasil acontecia o primeiro mundial de futsal da história que a seleção canarinho venceu. Depois do sucesso desta primeira organização, vieram mais duas edições até a FIFA pegar no Mundial deste novo esporte. Espanha em 1985 e Austrália em 1988 foram os dois países que ainda organizaram o Mundial da FIFUSA, na segunda edição o Brasil venceu de novo, já em 1988 o Paraguai surpreendeu e venceu a seleção canarinho.
FIFA e o Mundial

Depois de todo este sucesso, da cada vez maior popularidade, de cada vez mais países surgindo no esporte, a FIFA surge como a “dona” do Futsal, foi com a passagem de testemunho da FIFUSA para a FIFA que o futebol de salão deixou de ser a designação e passou a ser oficialmente futsal, além disso foi aqui que se estabeleceram as regras ou seja, o peso da bola que mais pesada proporcionava ainda mais espetáculo, ainda alterações nos uniformes da equipas de arbitragem e foi aqui que ficou em definitivo definido o tamanho das quadras que agora eram de 40x20m, alterações que se são mantidas até hoje.
A FIFA começou a olhar para o futebol de salão quando Blatter e João Havelange olharam com outros olhos para o esporte que crescia de forma exponencial e que deixava todo o mundo admirado, isso levou a que em 1985 o duo de lideres da FIFA decidiram que esta modalidade ia passar a fazer parte da grande “família” do futebol Mundial. O belo ano de 1989 trouxe o primeiro mundial da FIFA que dai em diante passou a ser jogado de 4 em 4 anos.
Campeonato da Europa

Falando da Europa, o sucesso foi imenso desde cedo, mas foi já com a FIFA liderando o futsal mundial, que a UEFA não ficando alheia ao sucesso, decidiu entrar testando as regras e este novo esporte, mas foi aqui que surgiu o “pai” do atual Campeonato da Europa, falamos do Torneio Europeu de Futsal que decorreu na linda cidade espanhola de Córdoba, em Janeiro de 1996. Novo sucesso, o publicou amou, a aceitação foi ótima e era um sucesso cada vez maior.
O Campeonato da Europa surge em definitivo em 1999, novamente em Espanha, desta vez em Granada, mais uma vez superou as expetativas, o espetáculo agarrou todo o mundo aos sofás e, por isso mesmo, nunca mais deixou de acontecer, a cada 2 anos todo o mundo para na Europa do Futsal para ver cada edição do Campeonato Europeu.
Copa América

Falando da Copa América, a mesma surgiu já com a FIFA “mandando” no futsal. Foi no ano de 1992 e nos trouxe logo a competição “mãe” da atual Copa América, visto que era uma competição embrionária, mas já com a COMMEBOL liderando o futsal da América do Sul, a verdade é que de forma mais amadora sempre existiu competição entre as seleções sul-americanas, o Campeonato Sul-Americano de Futebol de Salão que decorreu de 1965 até 1989 sob a chancela da FIFUSA.
Depois, de 1989 até 1992, com organizações menores, falamos da Confederação Sul-Americana de Futebol de Salão e principalmente pela Confederação Pan-Americana de Futebol de Salão (PANAFUTSAL) que era na verdade um conjunto de dirigentes que não aceitaram a filiação com a FIFA, como tal estes foram os anos mais complicados da Copa América que reentrou no caminho do crescimento e do sucesso com a COMMEBOL, sendo o sucesso crescente que é atualmente.
E foi assim, com um pouco da história do futsal que fiz a minha estreia aqui, espero que tenham gostado e até breve.
Um comentário em “Conheça a história do Futsal”